sábado, 30 de maio de 2009

3ª Pessoa do Singular

Minha mãe dizia que para se conhecer uma pessoa é preciso casar-se com ela. Logo depois, com uma pitada de desilusão, ela diz que as pessoas só se conhecem na separação. Mas não é necessário ir tão longe, basta uma reunião social com alguns patês e coca-cola para que os tipos humanos se revelem.

A oportunidade hoje foi inigualável para observar a desenvoltura das pessoas sem ser notada, era a festa surpresa da irmã da amiga da minha irmã (pausa para o entendimento das complexas relações).

Costumo dizer que da mesma forma que a nossa vida é estratificada pelos anos escolares, ela facilmente também seria pelas festas: a de aniversário de 1 ano de idade, de debutante, de formatura, casamento e dos filhos, recomeçando o ciclo; e um recorrente funeral para finalizar. As pessoas da festa estavam na parte que permeia entre a festa de formatura e o aniversário dos filhos, e como era de se esperar, os passos inseguros das crianças eram o principal foco de atenção de todos, seguido pelas recentes aquisições do prédio, e a bagunça de certos moradores.

Eram muitos papais corujas, outros, nem tanto; mamães preocupadas e sorridentes, por mais paradoxal que isto pareça; solteiros que tentaram se entrosar com os bebês e com os demais solteiros. Os amigos que ajudaram a distribuir a cerveja e os que aguardaram na mesa; os piadistas e o que insistia em contar o problema de manutenção do galpão G6 da fábrica; e esta observadora que vos escreve, que encontrou um olhar no outro lado da mesa: o da aniversariante desconhecida, sutilmente ignorada até então.

- Oi! Feliz aniversário, hein, ... irmã da Patrícia.
Um poço de simpatia.

Depois desse infeliz incidente, não sei se minha irmã ainda me levará para os encontros com os amigos dela. Talvez, se eu decorar os nomes dos aniversariantes, ainda tenha mais uma chance para analisar desconhecidos clandestinamente.

5 comentários:

Pedro F. disse...

haushuahushuha
A pausa para o entendimento foi necessária - e mto bem bolada!

Sobre o texto: sim, intimidade é uma coisa realmente estranha. Outro dia me peguei qse "desabafando" c um desconhecido (e dentro de onibus).

Pensando c otimismo: pelo menos vc deu os parabéns! ;D

Carioquices disse...

vou te ser sincero: o desenho ajudou UHAEUHEAUHEA

"feliz aniversário..." [momento de êxtase da aniversariante!]
"...irmã da patrícia" [broxação; fossa.]

análise de tipos humanos: coisa ótima pra se notar na sala XD
bem, se, um dia desses, tua irmã desistir de te levar pras festas, diga pra ela me convidar! UHAEUHEAU

JuuH disse...

hduhsudhausdhausd
vc eh uma nerd engraçada Mariana Borges !
eu sinto sua falta³

Juliana disse...

Como já é sabido pelo povo: intimidade é uma bosta!
hsduahsuahsas

Pedro acertou quando disse q era um ótimo post!
bjo, Mari!

Luzinha disse...

rs* gafe original....rs