sexta-feira, 2 de janeiro de 2009

Adeus ano velho, feliz língua nova!

Primeiro dia do ano e eu não estou aqui para desejar feliz 2009 e desculpa qualquer coisa, mas sim para falar da mudança ortográfica na língua portuguesa que entra em vigor este ano.

Não sabe? Como estou no espírito utilidade pública, só clicar aqui,
ó.

Queria fazer um texto totalmente adaptado às mudanças na língua, mas faltou paciência, coisa que deveria sobrar no primeiro dia do ano, confraternização mundial, etc; Porém não é o caso.

Acontece que lá vem uma nova mudança no Português, a primeira que eu me lembre na minha existência. E nada como ela ser regulamentada em lei ao invés de ser consagrada pelos genuínos falantes, tudo em busca de uma unificação lingüística que é um argumento bem ultrapassado se levarmos em conta a atual era da globalização.

As mudanças devem ocorrer naturalmente, afinal, o português falado no Brasil é uma língua viva, e como tal, sofre adaptações feitas pelos brasileiros. Isto sem contar os milhares de livros – principalmente didáticos -, sites da internet, programas de computador, placas; tudo se tornará desatualizado. Imaginar que daqui a alguns anos, quando eu reler Desventuras em Série, a grafia das palavras será tão estranha quanto hoje é a de Eça de Queirós soa quase utópico.

[Um viva! bem alto pro Fi e pro Ley! (:]

Nenhum comentário: